quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Afinal, o que é um produtor cultural?

Bom, tive enorme dificuldade de escolher por onde começar, ao “falar” de produção cultural. A tentativa é que nesse espaço sejam colocados diversos temas em debates nessa área - marketing cultural, políticas culturais, as tão polêmicas e faladas leis de incentivo, etc, etc e por aí vai...
Mas, antes de escrever qualquer coisa sobre esses assuntos citados, resolvi dedicar esse primeiro post na busca de algumas respostas às perguntas “clássicas”, diria mais, às perguntas bem repetitivas no cotidiano de uma pessoa que tenha optado por estudar / trabalhar com produção cultural.
Quando decidi fazer um vestibular para Graduação de Produção Cultural da UFF, já no meu 4° período de Direito da UERJ, acredito que meu maior trabalho não foi estudar para relembrar a matéria e me preparar para prova, foi sim, responder aos meus pais, amigos, parentes... o que era um produtor cultural.
Tive que responder “não, não estou louca”; “não, não pretendo virar hippie”; “sim, pretendo viver disso”. Percebo que de 3 anos para cá...as coisas não mudaram muito. Continuo tendo que explicar o que um produtor cultural faz, do que vive, quanto ganha.
Tento explicar que a música que você escuta na rádio, o cd que você compra ou baixa na Internet, o filme que você assiste no cinema ou no dvd da sua casa, o livro que você lê, as peças teatrais, os festivais de música, literatura ou cinema, as exposições, os shows...enfim, tudo começou como um “projeto cultural” e, por trás disso tudo, existe, além do “artista / criador da obra”, a figura do produtor cultural.
O produtor cultural é um profissional que tem que ter a "sensibilidade" para se relacionar com artistas/arte, mas a praticidade e objetividade necessárias, para lidar com negócios. Sim, por mais que pareça distante a palavra "cultura" de "mercado", a produção cultural se sustenta com patrocínios, depende de balancetes anuais de empresas, assim como, lida diretamente com impostos (CPMF, INSS, ISS, IR...).
Não estou limitando a cultura ao mercado, mas deixo claro, que a mesma relaciona-se diretamente, também, com o último. Como falo muito com meu pai, “atualmente”, cultura diz respeito a todo brasileiro que paga imposto. As "polêmicas" leis de incentivo à cultura, sim, sim... estou falando da Lei Rouanet e da Lei do Audioviual (âmbito federal), a Lei do ICMS (nesse caso, estadual aqui do RJ e mais estados), do ISS (do município do Rio de Janeiro e outros). Então, essas que aparecem bem "pequenininhas" antes de começar um filme, ou nos cartazes de shows, peças de teatro. Já viu?
Pois bem, essas leis foram criadas para permitir que um produtor aprove seu projetinho cultural no órgão público responsável (MinC, Sec. estadual de Cultura ou Sec. Municipal de Cultura), depois apresente a uma empresa, e a mesma, no momento em que decide bancá-lo, tem parte desse valor descontado, nos impostos que deve ao governo. Compliquei?
Ok, ok, o que quero dizer é que com essas leis de incentivo, o governo divide a conta com as empresas no financiamento de projetos culturais - isso quando não paga a conta sozinho. E esse dinheiro do governo sai de onde? Pois é, sai do bolso de todo mundo que paga imposto. Portanto, querendo ou não, todos que pagam imposto -ainda que desconhecendo - estão contribuindo, desde 1986, com o financiamento da produção cultural brasileira.
Vou exemplificar, sabe aqueles shows na praia que a Prefeitura promove “gratuitamente” com atrações internacionais? O dinheiro para isso saiu do seu bolso em impostos. Sabe o CCBB? Sim aquele centro cultural do Banco do Brasil. Então, tudo o que o Banco do Brasil investiu ali foi descontado do imposto que ele pagaria ao governo. Um exemplo mais atual? O Cirque du Soleil, com ingressos de até R$370, que o Bradesco “patrocinou”. O mesmo teve R$ 9,4 milhões descontados no valor do imposto que pagaria ao governo. Pois é, o governo deixou de arrecadar R$ 9,4 milhões, que poderiam ir para saúde, educação, ou diversos outros projetos culturais (com ingressos mais baratinhos), para dividir a conta do cirque du soliel com o Bradesco. Dar uma forcinha naquele comercial do palhacinho sorridente. Já viram?
Mas, vamos voltar à questão do Produtor Cultural.
Então, como disse anteriormente, tudo começa com um projetinho cultural. Simplificando bem, este projetinho é um plano de negócios, com estratégias de comunicação - programação visual, estratégias de divulgação, assessoria de imprensa -, planos de captação, orçamentos, cronogramas e, obviamente, tem como “foco” a proposta e conceituação de um objeto/produto cultural (exposições, shows, filmes, cd’s...).
Se você abre um jornal, à procura de algo para fazer no final de semana, e tem muitas opções, agradeça aos benditos produtores culturais que desenvolveram projetos culturais para sua cidade. A realidade é que no Brasil, a maioria das cidades, sobretudo as do interior, sofrem pela “falta de do que fazer”. Quando tem cinema, só tem a opção de 1 ou 2 filmes passando, não tem peças de teatro, não tem shows... estou sendo repetitiva, né?
A contradição é que muitas dessas cidades têm diversidade e potencial cultural abundante, mas desperdiçado. Têm até uma “secretaria de agricultura, esporte, lazer e cultura” também responsável, têm os meninos com bandas de garagem, as senhoras que pintam quadros, pessoas que fotografam e, se tivessem câmeras na mão então, porque não curtas produzidos pelos próprios moradores, para eles mesmos. Mas, o que falta então?
De novo, vem o produtor cultural. O responsável por reunir essas bandas num festival, por exemplo, tirando-as da garagem, o que pode até contribuir com a divulgação da cidade. É ele que articula o intermédio entre os fotógrafos/cantores/pintores/atores, enfim os artistas, com os espaços, e com o comércio e empresas locais. É o profissional que pode ser responsável por propiciar aqueles moradores conhecerem produção de fora, de outras cidades e, acima de tudo, da sua própria região.
Acho que escrevi bastante, né? Os corajosos e pacientes, que conseguiram ler até o final, tem aqui meus agradecimentos.
Depois dessa extensa introdução, deixo para um próximo post a discussão da Regulamentação da Profissão, as Associações, as graduações de Produção cultural, cursos especializados, o embate entre Produtores formados X Produtores não formados, nesse cenário.

30 comentários:

. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Realmente parece uma pergunta difícil de responder, mas acho que deu pra ter uma boa idéia do que é um produtor cultural... Mais ainda, dá pra ter uma idéia de como é urgente a questão da cultura no Brasil (como todas as outras questões)...Dá pra imaginar também a quantidade de fatores envolvidos no mundo da cultura: cidadania, empresa, governo, arte etc. Então, querida amiga, mãos à obra!! Sua contribuição é mais do que valiosa para todos nós!
Um grande beijo,
Livinha

M@ri disse...

Pulei aqui de pára-quedas, assim como um dia caí no curso de Produção Cultural, mas foram o melhores "tombos da minha vida, apesar de descontinuados... hehehehe!
Valize, você escreveu tanto que nem sei o que dizer, mas concordo com tudo!!!
Precisando de material sobre marketing, fale comigo!
Bjs!!!

Tadeu Salgado disse...

Esta muié do blog aí é minha professora! :)

Diane disse...

Como sou mto corajosa, aguardo o próximo capitulo da trama! hauhauahuahuahuahuahauhauhau
Ficou ótimo seu post, uma introdução a procult! :) hehe
bjuuuu

Monique disse...

Marrrrrrize,
eu tenho uma idéia para o próximo post: o que é cultura? rsrsrsrsrsrs

Acho pertinente e gratificante a sua definição. Uma boa injeção de ânimo para combater a endemia do vírus do "Resmungo" que parece contaminar cada vez mais alunos do IACS! A solução é pensar e ter atitudes inteligentes como a sua, ainda que mediada pela disciplina.

Bjs

. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

E então q nossa articulista preferida mandou no 1º post! Aêeeeeee!! Agora q começou a discussão vamos ver onde vai parar, né Maraiza... :)

Marina Polo disse...

Segundo Laraia (2003:67), a cultura determina o comportamento do homem.....blablabla.......

Teorias à parte e já enfatizando a necessidade da prática, deixo uma observação:
Acredito que hoje em dia, nosso maior trabalho não é apenas brigar por um lugar no mercado de trabalho, mas sim demonstrar aos dirigentes a importância do nosso trabalho. E nesse momento a união da nossa, digamos.."classe"..é fundamental

Te deixo esse pepino...na esperança não de uma resposta, mas de uma série de discussões produtivas, à partir de textos bem elaborados como esse que acabo de ler.

Anônimo disse...

Mto legal seu blog, e o post foi mto esclarecedor!
continue produzindo mta cultura! é disso que precisamos!
bjs

Unknown disse...

Marize, obrigada!!!! Devo confessar que até hj tnho dúvidas qdo alguém me faz uma pergunta dessas. Ñ q eu ñ saiba o q faz um produtor cultural, mas... como explicar p/ as pessoas, q mtas vezes nd entendem do assunto? Bm... Ag já sei o q dizer. Bjs!!!!

Alex Oliveira disse...

Ei, ainda não conhecia este blog, cheguei aqui por indicação do Tadeu Salgado. Excelente proposta - me escreve? leh@gehspace.com

Doce Joice disse...

Eu entendo o drama!!
Faço estudos de Mídia e todo dia alguém me pergunta o que eu vou ser da vida!!
Eu acho que nem eu sei ainda!!
rs***
adorei o post!!
bjus

Carina A disse...

Olá...

É verdade..para quem está por fora, não vê a importância q os produtores culturais têm na sociedade. Parece ser tb um trabalho encantador...

Alisson disse...

Parabéns pela iniciativa, e obrigado pela luz que deu aos meus estudos

Unknown disse...

Que coragem!!!
Faço secretariado Executivo trilingüe na federal de viçosa, mg, estou no quarto periodo e sinto muita vontade de transferir para produção cultural na uff, até cheguei a prestar o vest, passei para a segunda fase, mas nem fui fazer por ja ter passado aqui em Viçosa, mas se Deus quiser, no começo do ano estarei fazendo minha prova de transferencia!!
Muito legal seu blog!
Sucesso!
Thaís,
thaisraggi@msn.com

Anônimo disse...

...o embate entre Produtores formados X Produtores não formados...
Esse blog é muito criativo, mas já vi que o espaço não é para aquele produtor cultural que trabalha em sua comunidade e que não tem condições finaceiras para frequentar uma faculdade... eu digo os produtores técnicos independentes na cultura brasileira, sou pesquisadora da cultura brasileira em 3 regiões em que sobrevivi, e levo isso para pessoas que nem tem acesso ao siginificado e divulgação de sua propria cultura e o beneficio que isso proporciona... Eu li antes de entrar pela organizadora deste blog assim "Deixo para um próximo post a discussão da Regulamentação da Profissão, as Associações, as graduações de Produção cultural, cursos especializados, o embate entre Produtores formados X Produtores não formados, nesse cenário". eu nem sabia que tinha que se fazer faculdade para se produzir e divulgar cultura de um povo... Fica ai a minha duvida...

Gabriella Villaça disse...

Olá, li o post até o fim e digo que achei aqui procurando sobre graduação em produção cultural no google nosso de cada dia.
To lendo um pouco de tudo e gostando, achei umas informações que eu precisava, ja me interesso faz uns 2 anos, semrpe fui da area de humanas mas enfim caio no grande problema, a unica faculdade do brasil com a graduação é integral e eu que tenho que trabalhar-pra-viver fico nessa pra onde vou, o que é que eu faço.

Pensei ja em cursos,mas a graduação é uma coisa importante.

Hoje em dia trabalho com iluminação e penso ta agora faço faculdade de que?

talvez seja da idade mesmo.

Unknown disse...

Eu preciso de um auxílio urgente, faço processos gerencias, mas na verdade oq eu gosto mesmo é produção cultural, eu quero saber como está o mercado de trabalho, se vale a pena eu trocar um curso pelo outro.
Me ajudem por favor, bjsssssss

bHAKTIN áUREA. disse...

Olá. Como posso conseguir um modelo atualizado de Projeto Cultural na net?
Grata

Anônimo disse...

Ola, gostaria de saber se o mercado para produtor cultural em Curitiba PR eh promissor, ideal, comparado com o Rio de Janeiro. Pergunto isso porque Curitiba eh uma capital com diversos festivais de teatro, eh tambem voltado a cultura, mas em relacao ao Rio, gostaria de saber se vale apena investir em Curitiba!!!
Paulo

Rafael disse...

Primeiramente parabéns pelo post! Pensquisando sobre graduação de produção cultural o encontrei, assim como alguns leitores e comentaristas. Bastante esclarecedor e bem escrito serve pra tirar dúvida de muita gente, inclusive a minha, já que penso seriamente em cursar essa graduação. Agora sigo para o post seguinte, que me despertou outra curiosidade...

Vanessa Monteiro disse...

Muito esclarecedor seu blog. Estou pensando em prestar vestibular esse ano pra Produção Cultural e seu blog me incentivou muito.

Anônimo disse...

Marize, gostei muito da forma como vc define e nos apresenta um produtor cultural. Eu iniciei o curso de Politicas e Produção Cultural da Candido Mendes, estou no primeiro período. Quero te agradecer,pois após a leitura me percebo ainda mais apaixonado pelo setor.
Gostaria de lhe perguntar e ou sugerir que fale um pouco das políticas nacionais de cultura do brasil, pois estas, no meu ver, não trabalham a cultura como valorização da esperiencia (conhecimento) do povo. Faço um recorte aqui à gestão do Min. Gil..
Bem, me chamo Alex Borges
asrb28@gmail.com

Marcielly Vanucci & Luana Rodrigues disse...

Mas um achado importante, além da Produção Cultural, ESSE BLOG :D

Estou no segundo Período de Produção Cultural na UFF e achei maravilhosa suas definições, o jeito com que expõe suas idéias, dá clareza ao leitor, falo por experiência própria, assim que o fiz, abriram as luzes sobre a profissão apesar de já trabalhar no meio como artista e mediadora da arte e público. Agradeço pelo post, pois a questão da explicação do que é um Produtor Cultural ainda me afligia.

Muita Luz aos Produtores Culturais que navegam nessa difícil e linda missão, aos artistas que nos proporcionam a trabalhar com suas artes e ao público que tem o prazer de desfrutar desses trabalhos.

Abraços

marciellyvanucci@hotmail.com

Coisas legais... disse...

Muito bom! Até hoje tenho que explicar o que é produção cultural, não fico triste com a ignorância das pessoas, mas quero ser respeitada porque sou produtora cultural e essa é a minha profisão!!!
Beijos
Bárbara

Anônimo disse...

Good post and this enter helped me alot in my college assignement. Say thank you you on your information.

Unknown disse...

Olá Marize! Estou ingressando agora nesse "universo" que é a produção cultural e o seu texto me foi muito esclarecedor:) Se puder me ajudar com algumas indicações de leitura sobre produção cultural, ficaria muito grata! Meu email é elisabethcsantos@gmail.com. Abçs. Elisa.

Anônimo disse...

Primeiramente deixo aqui meus parabéns, você escreveu um artigo muito bom, esclarecedor e muito coerente! Eu farei Produção Cultural mas da qui ha uns dois anos, mas desda já fico ligado em textos e assuntos ligados!
Eu amo produção cultural e ja trabalho na área, só que em uma pequena empresa que faz trabalhos tercerizados para grande espetaculos musicais!

Rebecca Michaelson disse...

Bom dia a todos lendo esta mensagem

se você está passando por tempos difíceis ou pobreza
se você tem dívidas e precisa de ajuda urgente para pagá-las
se você precisa de dinheiro para começar um negócio ou para qualquer situação importante
Então aconselho você a solicitar o cartão master / ATM já carregado, com este cartão master / ATM você pode sacar gratuitamente até $ 5000 dólares todos os dias durante 6 meses. Usei este cartão master / ATM e gosto que você também use-o e seja feliz. Para obter este cartão mestre / caixa eletrônico, ligue / envie uma mensagem de texto para +1 (985) 465-8370 E-mail para immedaite responde thomasunlimitedhackers@gmail.com

Agradecer